Esses são exercícios complementares de conteúdos vistos em sala de aula. Gostaria que vocês compartilhassem as resoluções com seus colegas e discutissem as soluções observando os cinco passos de resolução de problemas.

01 – Energia


3 Responses to “1º Ano do Ensino Médio”


  1. 1 Luiz Telles
    março 15, 2010 às 4:59 pm

    1ºA – grupo 4 – (Luiz Telles – Franklin – Nícolas – GAbriel Garbe – Valdir)

    Cap. 4 – TERRA: A evolução do pensamento científico.

    Na antiguidade, em datas A.C, as pessoas tinham uma visão animista sobre os fenômenos naturais, ou seja, atribuíam uma alma as coisas para poder explicá-los.
    Mais tarde, Aristóteles, filósofo grego, trouxe uma nova hipótese, de que o universo era esférico e finito, tendo a terra como o centro, chamado de geocêntrismo. E estudando a queda dos corpos, propôs uma teoria sobre os quatro elementos, terra, água, ar e fogo.
    Séculos depois Cláudio Ptolomeu começou o desenvolvimento intelectual em que os filósofos procuravam dar um sentido ao mundo físico em que viviam. Ptolomeu foi o responsável por explicar os eclipses solar e lunar, e prever datas de futuros eclipses por meio da matemática.
    No século 13, Santo tomas de Aquino incorporou estudos de Aristóteles e adaptou para o cristianismo, e todo esse processo ficou conhecido como escolástica, onde pensamentos filosóficos eram influenciados pelo cristianismo.
    Nos séculos XV e XVI, cientistas e filósofos começaram a se libertar da ciência cristã, isso levou a criação de uma metodologia científica. Esse fato levou a grandes transformações na historia da humanidade, quando se estabeleceu a Revolução científica.
    Em 1543, Nicolau Copérnico, afirmou um estudo em que não era o sol que girava em torno da terra, e sim a terra girava em torno do sol, no qual ficou conhecido como heliocêntrismo.
    Mais de um século depois, Johannes Kleper, criou três leis e várias observações.
    · Primeira lei de kleper: O sol está situado em um dos focos da elipse.
    · Segunda lei de kleper: conhecida como lei das áreas, afirmou que o planeta quando está na região mais próxima do sol, sua rotação é mais rápida, e quando esta o mais longe possível, a velocidade diminui.
    · Terceira lei de kleper: Quanto mais distante o planeta estiver do sol, maior seu período.
    Galileu Galilei foi o mestre. O cara era muito bom. Criou vários cálculos, observações que contestavam muitos filósofos antigos como Aristóteles ao afirmar que a lua apresentava uma superfície montanhosa e não era esférica perfeita. E um cálculo importante foi o de estimar alturas de objetos a partir de sua sombra, que até hoje é usada em atividades de matemática.
    Com a autorização da igreja de mostrar teorias como uma hipótese matemática, foi estabelecido o método científico, que se fundamentava em observar e medir, que segundo Galileu era mais importante que a escrita de teorias. Então devido a toda essa conclusão a matemática passou a ser a linguagem de interpretação dos fenômenos observador na natureza.
    As bases do método científico:
    · Definição de um problema, com experimentação, excluindo as hipóteses contrárias.
    · Construção de uma teoria para tratas os dados observáveis.
    · Formulação de uma lei.
    · Teste da lei, confrontando-a com outros dados experimentais.

    Por longo tempo, cada país teve seus próprios sistemas de medidas, o que criava dificuldades para o comércio. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, as medidas precisavam ser mais precisas e exatas, e em 1960 foi criado o Sistema Internacional de Unidades – SI, padronizado para toda a comunidade científica, facilitando o compartilhamento de cálculos importantes e o comércio dos países.

  2. 2 Camila M. Blatt
    março 30, 2010 às 12:20 am

    Grupo 5 – Camila, Isabela T., Ketlyn, Marina L., Marina F. (1C)

    O homem e sua origem

    O universo é um mistério para o homem desde as eras primordiais. Albert Einstein falou que o universo era estável, mas Edwin Hublle mediu a distância entre a Terra e galáxias vizinhas e comprovou que o universo é infinito, fazendo Einstein refazer seus cálculos. Com essas teorias, Gammow descobriu que houve um átomo primordial – ponto com elemento com alta densidade, temperatura e pressão – que explodiu, expandiu e resfriou e começou a surgir estrelas, planetas e outros astros. O Big Bang.
    Primeiro vieram as galáxias, que são um conjunto de estrelas que giram em torno de um círculo comum, dividas em elípticas (amorfas, brilhantes; estrelas avermelhas, velhas e de pouca massa), espirrais (achatas, braços espirais luminosos; estrelas jovens azuis nos braços espirais e estrelas velhas no halo) e irregulares (de pouca massa e pouca estrelas).
    As estrelas, por sua vez, nascem e nuvens gasosas e possuem um ciclo de vida que é o equilíbrio entre a força gravitacional e a pressão interna, sobrevivendo da queima de hidrogênio e morrendo por uma explosão ou por perda e brilho/combustível. Há diferentes tipos e estelas e uma delas é o Sol.
    O Sistema Solar possui oito planetas. Os primeiros, mais próximos do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) são rochosos e os outros quatro (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) são gasosos. Os maiores planetas possuem maior força gravitacional. Todos os planetas possuem movimento de translação (em torno do Sol) e rotação (em torno de si mesmo). A Terra, nosso planeta, leva 365 dias para translação e 1 dia para rotação, tendo quatro estações do ano por causa do eixo de inclinação (23,5 graus).
    Assim, o pensamento cientifíco atribui-se o animismo (alma ás coisas, o geocentrismo (Terra no centro do universo) e o heliocentrismo (Terra girando ao redor do Sol). Já a religião, acredita na versão bíblica de que Deus criou tudo, mas pode-se considerar fábulas para contar a verdade.

  3. 3 Grupo 8 - Henrique,Rômulo,Felipe,Marina Barbosa,Paula(1C)
    abril 6, 2010 às 12:29 am

    O Universo em Expansão

    Há muitas teorias da criação do Universo,uma das mais aceitas é a do Big Bang,que afirma que o universo partiu-se de uma grande explosão de poeira cósmica,os cientistas afirmam que isso aconteceu a mais ou menos 13,1 milhões de anos.
    Outra teoria muito aceita é a do criacionismo,que diz que Deus criou o universo em seis dias e no sétimo dia descansou.E se não fosse o Einstein a teoria do Big Bang não seria tão revolucionaria.
    Antigamente se acreditava que a terra era quadrada e que tinha um precipício no horizonte cheio de monstros.
    As estrelas das galáxias elípticas são vermelhas e giram em torno de um núcleo e brilham muito,elas formam 25% de todas as estrelas ja descobertas.
    As estrelas espirais são azuis,e elas formam 70% de todas as estrelas descobertas.
    Já as estrelas das galáxias irregulares tem muito gás hélio sendo assim são as mais novas,elas formam 5% de todas as estrelas ja descobertas.
    Uma estrela pode viver por milhões de anos,as estrelas maiores morrem mais rápido pelo fato de precisarem de mais combustivel que as outras,eñtão o combustivel acaba mais rápido,fazendo elas morrerem,as estrelas mais “gordas” explodem,e as mais magras se apagam.
    O sistema solar,que é o que a terra se encontra possui oito planetas,os primeiros planetas são os rochosos,esses são:Mercúrio,Vênus,Terra,e Marte.E os outros quatro são gasosos,esse são:Júpter,Saturno,Urano,Netuno.Cada planeta tem seu movimento de translação e de rotação,o de translação é o que o planeta gira em torno do sol,e o de rotação é o que ele gira em torno de si mesmo.
    Existem várias teorias de onde a terra se situava no universo,algumas delas são a do Animismo que diz que tudo tem alma,a do geocentrismo,que diz que a terra se situa no centro do universo,e a do heliocentrismo,que diz que a Terra gira em torno do Sol.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: